Por Renata Quintella

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

Entre inúmeros significados, empreender significa acreditar.

Eu acredito no ser humano.

 Para os filósofos, empreendedorimo também significa agregar valor. Eu agrego valor à força que temos quando nos unimos, porque sei que um empreendedor com amor, pode mudar o mundo.

Acredito que um empreendedor encontrou o seu encaixe com o Universo. Porque todo mundo tem o seu encaixe com Ele, e quando este encaixe acontece, você fica em paz, sua alma brilha e voltar atrás não é uma opção. Eu me encaixei com o Universo.

 No dia  05 de junho de 2013 quando saí pelas ruas, abordando desconhecidos com a pergunta: O que eu posso fazer por você agora? Meses depois, essa ação ganhou o reconhecimento nacional nos principais programas de TV do Brasil.

Meses depois, nasceu o Instituto A Nossa Jornada**, que conta hoje com 19 voluntários e 55 mil seguidores nas Redes Sociais.

Já atuamos na vida de mais de 3 mil pessoas.

Sem nenhum patrocínio de nenhuma empresa ou Instituição, eu sustento o Instituto e meus 3 filhos, com alguma dificuldade, escrevendo roteiros, fazendo palestras pelo Brasil, contando da força de gente cuidando de gente e criando crowdfundings para projetos específicos.

Nós somos o ar para quem nos procura pegar fôlego e continuar sua solitária jornada - no fundo somos todos sozinhos em nossos aprendizados diários. Mas quando conseguimos olhar para o lado e ajudar o nosso irmão, a caminhada fica mais leve para nós dois.

No Instituto A Nossa Jornada**  conectamos pessoas. Somos a ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar.

E cuidando da dor do outro, encaixamos as nossas próprias dores em nosso peito e respiramos mais aliviados.

Além  das atuações pontuais na vida de quem nos procura, temos 4 frentes de grande impacto social ativos no Brasil e no mundo.

1 – A Jornada de um Sorriso: Um consultório Odontológico construído voluntariamente onde atenderemos jovens com dependência química.

2 – The Jouney At Viela: Aulas de inglês para as crianças dentro da Comunidade Jardim Ibirapuera na Zona Sul de São Paulo.

3 – Projeto Bem Vindo – Você chegou em casa. Nele, as famílias brasileiras hospedam um refugiado em casa.

4 – A Jornada dos Sonhos Africanos. Realizamos os sonhos de Refugiados de Guerra vindos do Congo para o Kenya. Empoderamos duas mulheres e hoje o Jacob faz faculdade de psicologia graças à vendas dos produtos que ele faz e nós vendemos no Brasil.

A luta é diária. É cruel. Árdua. Dolorida. Mas despertar nas pessoas o sentimento de gratidão etransformar tantos mundos dentro de cada um de nós, faz TUDO valer a pena.

A cada porta que se fecha – e não são poucas - eu agradeço pela oportunidade do aprendizado. Ao mesmo tempo em que uma ira toma conta de mim. Porque ira é movimento, não é raiva. Ira transforma. E esse movimento transformador, se une com o mesmo movimento de outras pessoas e essa onda gera milagres inacreditáveis. Eu já vi e vivi alguns.

E a cada porta que se abre – que não são muitas – eu agradeço e reverêncio a oportunidade do aprendizado E entro nela! E acredito nas pessoas que lá estão.

Medo, tenho muitos. Mas ser corajoso não é o que não tem medo. Corajoso é quem tem medo e mesmo assim vai. O outro é um irresponsável. Nunca deixei o medo me paralisar. Nem quando fui diagnosticada com Síndrome do Pânico, há muitos anos atrás.

Aprendi nessa minha caminhada de quase 4 anos, a saber lidar com o  amor e as armadilhas do ego. Porque se abandonamos o nosso senso de conexão com o outro – nossa gratidão, nossa sensibilidade, nosso amor – não há limite para a tristeza, para a dor e para o que o nosso ego desenfreado pode causar.

Como disse Martin Luther King: “ O poder sem o amor é imprudente e abusivo,  e o amor sem o poder é sentimental e anêmico.” Fonte do livro: Poder & Amor – Teoria e Prárica da Mudança Social – Adam Kahane

 Empreender é isso. É não desistir nunca. É nem pensar nessa possibilidade.  É acordar todos os dias com a mesma vontade de vencer. É contar a sua história com o mesmo entusiasmo 1 milhão de vezes.  É acreditar em você mesmo quando o mundo diz não acreditar.

Eu te desejo o teu encaixe com o Universo.

Saiba tudo sobre nós: www.institutoanossajornada.org

Faça parte: https://recorrente.benfeitoria.com/ajornadadarenata

 

 

 

1 Comment